Minicurso
História da comunicação escrita nos impérios ibéricos (séculos XVI-XVIII): uma abordagem comparada
Romulo Valle Salvino
Doutorando em História
Universidade de Brasília
Ementa
Nas últimas três décadas, a despeito do avanço dos campos da História da Leitura e da História da Escrita, a circulação material das informações na modernidade continuou pouco estudada, no que se refere tanto aos seus aspectos jurídico-administrativos e políticos, quanto àqueles logísticos e econômicos. Essa deficiência é acentuada quando se pensa nos casos dos impérios ibéricos, apesar da grande importância que a comunicação escrita teve para o seu funcionamento. Tendo em vista tal constatação, o minicurso procura abordar, de forma panorâmica, a história dos serviços postais nesses impérios entre os séculos XVI e XVIII.
Justificativa
As pesquisas atualmente existentes voltam-se prioritariamente para os conteúdos das comunicações escritas e suas possíveis relações com o contexto histórico. As principais fontes e a bibliografia relativasaos aspectos materiais e institucionais da comunicação escrita são praticamente desconhecidas. Para minimizar tais lacunas, o minicurso buscará oferecer algumas informações básicas que permitam a conexão com outros objetos de estudo, bem como tornar disponível um conteúdo mínimo sobre o assunto.
Metodologia
A abordagem procurará mostrar a importância do tráfego de papéis para as monarquias pluricontinentais ibéricas, com ênfase em três vetores: a) organização e funcionamento das instituições responsáveis pelos correios oficiais; b) organização logística básica dos serviços oficiais e não oficiais; c) disputas em torno dos serviços por razões econômicas e políticas (controle e “segredo” das informações). A abordagem comparada tem por objetivo facilitar a compreensão das relações entre os dois correios (disputas, acordos), bem como mostrar que, apesar de esses serviços terem sido implantados a partir de um mesmo modelo, acabaram tendo desenvolvimentos diversos, em virtude de diferentes dinâmicas históricas.
Conteúdo programático
Breve abordagem sobre a comunicação escrita como objeto de investigação: aspectos materiais e institucionais das redes de circulação. (1ª. aula)
Os “impérios de papel”: administração, economia, redes clientelares e a vida privada ao correr da pena. (1ª. aula)
Os novos correios da Idade Moderna: da Bolonha para a Europa.Criação e organização do Correo Mayor (Espanha) e do Correio Mor (Portugal). Tentativas de unificação no período dos Áustrias. Serviço público (“o correio é para todos”) e monopólio familiar em Portugal e Espanha. Patrimonialização e venalidade.(2ª. aula)
Oposição aos monopólios: “próprios”, “positivos” e os correios da Igreja e da Inquisição. “Segredo”, custo e as pressões do tempo. (2ª. aula)
Oscorreios nas conquistas: distintos encaminhamentos nos casos de Portugal e Espanha. (3ª. aula)
As reformas postais do século XVIII: entre o fiscalismo e um novo patrimonialismo. (3ª. aula)
Bibliografia[1]
DOCUMENTOS dos séculos XIII ao XIX relativos a correios. Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2008. 3 volumes.
ALCÁZAR, Cayetano. História delcorreo em América. Madrid: Sucesores de Rivadeneyra, 1920.
BELOTTO, Manoel Lelo. : a carreira de Buenos Aires (1767-1779). Assis (SP): Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 1971.
BOUZA, Fernando.Corre Manuscrito: Una historia cultural delSiglo de Oro. Madrid: Marcial Pons, 2001.
CHARTIER, Roger (org.). les usages de la lettreauXIXesiècle. Paris: Arthème Fayard, 1991.
FERREIRA, Godofredo. Dos Correios-Mores do Reino aos Administradores Gerais dos Correios e Telégrafos. 3. ed. rev. ampl. Lisboa: CTT, 1963.
GÓMEZ, AntonioCastillo. una historia social de la escritura em lossiglos de oro. Madrid: Akal, 2006.
SOBRAL NETO, Margarida.(coord.) . Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2005.
[1]Apenas alguns títulos. Não incluí os títulos de caráter mais geral. A bibliografia completa será entregue durante o curso, inclusive com fornecimento de cópias de algumas fontes primárias para os interessados.