top of page

Minicurso

Introdução à Paleografia Portuguesa Moderna

 

Bruno de Araujo Rocha

Doutorando - PPGHIS/UFMG

Fabiana Léo Pereira Nascimento

Mestre - PPGHIS/UFMG

 

Ementa e Justificativa:

Este minicurso pretende oferecer uma introdução aos princípios da paleografia e da diplomática portuguesa, exercitando a habilidade de ler e compreender documentos da época moderna, transcrevendo-os de acordo com as Normas Técnicas para Edição e Transcrição de Documentos Manuscritos. No ofício do historiador, a leitura e a transcrição paleográfica são fundamentais, primeiramente, pelo seu caráter propedêutico: o de possibilitar o acesso direto às fontes de pesquisa, sem depender da publicação de transcrições e/ou comentários. Além disso, podem se constituir como campo de atuação profissional e como fonte de renda para aqueles que as dominam. Este minicurso se destina, portanto, a estudantes e profissionais ligados à área de História, além de outras áreas que trabalham diretamente com fontes manuscritas em língua portuguesa produzidas entre os séculos XVI e XIX, com diferentes níveis de experiência.

 

Metodologia:

Através de aulas expositivas dialogadas abordaremos os aspectos gerais da paleografia, destacando as origens da palavra, seu significado e divisões; os principais tipos caligráficos na paleografia portuguesa medieval e moderna, com exemplos e explicações das variações encontradas; os manuais caligráficos do século XVIII. Abordaremos mais detalhadamente, através de exemplos práticos, as principais dificuldades na leitura paleográfica, expondo as técnicas utilizadas bem como possíveis recursos para auxiliar na compreensão do documento. No decorrer do minicurso, trataremos de noções de arquivística aplicadas à pesquisa histórica, uma vez que a leitura documental implica também na compreensão do contexto de produção daquela fonte. Almeja-se aliar à transcrição paleográfica a discussão do contexto sociocultural dos documentos apresentados. Por fim, realizaremos uma série de exercícios de leitura e de transcrição paleográfica com variados níveis de dificuldade, em grupos, observando as normas técnicas de edição.

 

Cronograma:

Parte I – Noções Introdutórias:

Introdução à paleografia; Os principais tipos caligráficos na paleografia portuguesa medieval e moderna; Os manuais caligráficos do século XVIII; Principais dificuldades na leitura paleográfica, técnicas e recursos; Introdução à braquigrafia; Noções de arquivística aplicadas à pesquisa histórica; Transcrição paleográfica e normas técnicas de edição.

Parte II - Exercícios de leitura e transcrição

 

Bibliografia:

ACIOLI, Vera Lúcia Costa. A Escrita no Brasil Colônia: Um guia para leitura de documentos manuscritos. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Massangana, 1994.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e Diplomática. Santa Maria: Centro de Ciências Sociais e Humanas-UFSM, 1991.

COSTA, Avelino Jesus da. Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesa.

Coimbra: Universidade de Coimbra, 1976.

DIAS, João José Alves; MARQUES, A.H. de Oliveira; RODRIGUES, Teresa F. Álbum de Paleografia. Lisboa: Estampa, 1987.

FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Descaminhos e dificuldades: leitura de manuscritos do século XVIII. Goiânia: Trilhas Urbanas/FAPESP, 2008.

FERREIRA, Tito Lívio. A Paleografia e as suas Dificuldades. Boletim do Departamento de Arquivo do Estado de São Paulo, v. 10, fev. 1953. p. 165-199.

FIGUEIREDO, Manuel de Andrade de. Nova escola para aprender a ler, escrever, e contar: primeira parte. Lisboa Occidental: Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, 1722.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: Manuscritos dos séculos XVI ao XIX. 3. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

LEAL, João Eurípedes Franklin. Glossário de Paleografia. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1994.

LIMA, Yedda Dias. Leitura e transcrição de documentos dos séculos XVI ao XIX. São Paulo: ARQSP/Arquivo do Estado, 2000.

MEGALE, Heitor; TOLEDO NETO, Sílvio de Almeida (Orgs.). Por Minha Letra e Sinal: Documentos do ouro do século XVII. Cotia: Ateliê Editorial/ FAPESP. 2005.

NORMAS Técnicas Para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos.

bottom of page